Sobre o ENED

O ENED - Encontro Nacional de Estudantes de Design - é um encontro que recebe desde a primeira edição centenas de estudantes, entusiastas e profissionais de referência das diferentes disciplinas da área do Design.

Surgiu em 2012, em Coimbra, tomando lugar nos anos seguintes nas cidades do Porto, Castelo Branco e Aveiro.

Com mais de 1000 participantes desde a sua primeira edição o ENED é já um evento a não perder para muitos dos estudantes das mais de 40 instituições de ensino e mais de 50 cursos de Design em Portugal.

Conceito

Sob o mote “Do Ensino à Prática” os oradores serão convidados a fazer uma reflexão sobre o seu percurso e a revisitar os seus trabalhos enquanto estudantes, tornando mais clara a transição do mundo académico para o profissional.

Nesse sentido, o ENED 2016 pretende trazer para o seu programa um ambiente de discussão, com sessões interactivas entre estudantes e oradores e actividades de networking que sejam propícias à partilha e confronto de ideias e experiências.


Programa

Com vista a proporcionar diferentes formas de transmissão de conhecimento e diálogo entre participantes e oradores, o programa do ENED apresenta-se sob vários formatos:

Palestra
Apresentações orais perante um auditório sobre um tema relevante para os participantes.

Conversa Informal
Convidados partilham experiências e testemunhos numa conversa aberta com a audiência.

Painel
Conduzidos por um moderador os intervenientes são convidados a partilhar as suas opiniões sobre o tema para debate.

Workshop
Mais de 20 atividades práticas em que o participante é convidado a aprender fazendo.

Masterclass
Aulas em conjunto com foco no desenvolvimento de competências.

Haverá também espaço para exposições, desafios, sessões lúdicas e um programa noturno com concertos e muita animação!

De modo a que todos os participantes possam usufruir ao longo do dia de sessões do seu interesse o programa será definido de forma evitar a sobreposição de sessões cujos temas correspondam a áreas de Design semelhantes.

ENED em Coimbra

Em 2016, Coimbra será o palco da 5ª edição do ENED.

De 18 a 22 de Março o evento tomará vários dos espaços mais criativos da Alta e Sofia de Coimbra, Património Mundial da Humanidade, permitindo aos participantes interagir com a cidade e absorver a sua cultura.

Os participantes terão direito a alojamento e às várias refeições durante o evento. À semelhança das edições anteriores, o alojamento ocorrerá em espaço comum, em pavilhão ou por salas na zona do evento, sendo que poderá também ser facilitado o acesso a hostels ou pousadas para aqueles que assim o desejarem.

Durante o dia irão decorrer várias sessões em pararelo, sob vários formatos e em diferentes áreas do Design, sendo que à noite, como não podia faltar em Coimbra, um programa de animação noturna à altura do evento.

Interessado?

Faz parte do Encontro Nacional de Estudantes de Design 2016.